sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Amamentação e Leite Materno - Benefícios
 
Muito se fala hoje em dia sobre a importância da amamentação.
Mas você sabe realmente quais os benefícios de amamentar e por que o leite materno é importante?
Aqui citei 8 itens que são importantes.
 
1. Fortalece a imunidade - O LM  contém células de defesa e fatores anti-infecciosos capazes de proteger o corpo do recém-nascido.
2. Estabelece contato com a mãe - Acalma o bebê e acalma a mãe também.
3. Melhor alimento para o recém-nascido - O LM tem tudo que um bebê necessita e tem enzimas que o organismo do bebê já conhece. Já outros leites de vaca ou artificiais (LA) podem dar alergias intestinais e deficiência de ferro.O LM é totalmente absorvido pelo organismo, por esse motivo que muitos bebes ficam até 8 dias sem evacuar.
4 - Diminui o risco de alergias - O esforço do bebê para sugar o leite ajuda no desenvolvimento dos pulmões, fortalecendo o órgão contra alergias.
5 - Evita cólicas - A proteína encontrada no LM , globulinas, não fermentam na mesma proporção que as proteínas contidas no leite de vaca, produzem menos gazes. No peito o bebê acaba sugando sem entrada de ar, o que acaba acontecendo quando alimentado pela mamadeira.
6 - Combate à anemia - O leite materno possui muito mais de ferro e concentrações menores de cálcio, quando comparado ao leite de vaca. Já o cálcio em abundância nos outros leites pode inibir a absorção de ferro, diminuindo ainda mais a presença desse nutriente no organismo do bebê e favorecendo a anemia.
7 - Ajuda no desenvolvimento cognitivo - Crianças amamentadas desenvolvem mais rapidamente o cérebro, apresentando melhor desempenho de vocabulário e raciocínio.
8 - Desenvolve a arcada dentária - O movimento de amamentação é excelente para a dentição e para a fala do bebê. Amamentar também promove estímulos favoráveis ao desenvolvimento da musculatura da boca e da face, o que futuramente irá refletir na respiração, fala, mastigação e deglutição.
 
Lembrem-se que a OMS declara que o ideal é amamentar com leite materno EXCLUSIVO até os 6 meses e até 2 anos ou mais junto com a ingestão de alimentos.
 
Amamentar faz fez para a mãe e para o bebê.
 
 
 
 
 
 
 
Hoje, na cidade de São Paulo já existe a  lei 16.161, que garante às mães o direito de amamentar em qualquer local da capital paulista. De acordo com o texto publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, “para fins desta lei, estabelecimento é um local, que pode ser fechado ou aberto, destinado à atividade de comércio, cultural, recreativa ou prestação de serviço público ou privado”. A lei deve ser aplicada, portanto, em todos os estabelecimentos, tenham eles uma área reservada para o aleitamento materno ou não.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário